Concorrentes à liderança da UNITA formalizam candidaturas a partir desta quinta-feira, 4 de Novembro

Compartilhe

Oiça aqui:

A UNITA anunciou para esta quinta-feira (4), em Luanda, o início do processo de apresentação das candidaturas à liderança do partido fundado por Jonas Savimbi.

Rádio Angola

Segundo o porta-voz do XIII Congresso, Ruben Sikato, que falava esta segunda-feira, o período vai de 4 a 11 de Novembro, seguido do apuramento e a elaboração do sorteio para a fixação no boletim de voto.

Aclarou ainda que podem concorrer à liderança todos os membros com mais de 15 anos de militância activa, nacionalidade originária angolana, entre outros requisitos inscritos nos estatutos.

Para o responsável, que falava em conferência de imprensa, participarão do conclave mil e 150 delegados, oriundos das 18 províncias do país e do exterior.

O processo de formalização arranca na quinta-feira, 4, o período de apresentação de candidaturas à presidência da UNITA, mas até ao momento nenhum militante manifestou a sua intenção de concorrer .

Adalberto Costa Júnior, presidente afastado pelo acórdão do Tribunal Constitucional que anulou a reunião magna dos maninhos em 2019, ainda não se pronunciou, enquanto Isaías Samakuva, actual presidente, revelou à Voz de América que não não vai ser candidato.

Ruben Sikato fez saber que, entre os dias 3 e 4 do corrente mês, serão realizadas as conferências comunais, enquanto no dia 8 as municipais e as provinciais no dia 13.

No passado mês de Outubro, o Tribunal Constitucional proferiu um acórdão que anulou o XIII Congresso da UNITA por irregularidades na candidatura do presidente eleito, Adalberto Costa Júnior.

Por essa razão, o presidente do partido, Isaías Samakuva, convocou, recentemente, o referido congresso para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply