Comunicado do BD sobre detenção illegal do seu Secretário Nacional da Juventude

Compartilhe

BD,Protesta veementemente

COMUNICADO

O BLOCO DEMOCRÁTICO, BD, protesta veementemente contra o facto de ter sido detido, de forma ilegal, o seu Secretário Nacional da Juventude, o Companheiro JOAQUIM DA COSTA ZANGUI, “LUTAMBI”, professor, formado no Instituto Normal da Educação e exercendo a referida profissão no ensino privado.

A sua detenção deve ser considerada ilegal pelo facto de ter sido feita sem a apresentação prévia de um competente mandato de captura e ter ocorrido com preterição dos mais elementares direitos dos detidos.

Foram-lhe negados o direito de ser informado sobre o local para onde seria conduzido, o direito de informar a família sobre a sua detenção, o direito de escolher um defensor que acompanhasse as diligências policiais, o direito de consultar advogado antes de prestar declarações.

Logo que tomou conhecimento da detenção do seu militante, a Direcção do BD encetou um conjunto de diligências com vista a localizar a esquadra policial onde estaria detido para, posteriormente, indagar sobre o motivo da mesma.

No dia 16 de Agosto, o porta-voz do Comando Provincial do Cuanza-Norte da Polícia Nacional deu a conhecer que 4 (quatro) supostos delinquentes estariam detidos desde o dia 11 de Agosto, e que um deles terá denunciado que, tal como os demais, terão queimado, desde Abril passado, 21 (vinte e uma) viaturas, um PT, no Bairro Tiro aos Pretos, assim como atearam fogo que destruiu haveres nos Complexos Escolares Comandante BENEDITO e SAMORA MACHEL, Escola n.º 20 Augusto Ngangula e residências em alguns bairros da cidade de Ndalatando.

Ora, o cidadão JOAQUIM DA COSTA ZANGUI foi detido em Luanda, no dia 12 de Agosto por volta das 15 horas, e reside habitualmente em Luanda, não tendo estado em Ndalatando durante todo o mês de Abril, mês em que as referidas “queimadas” começaram, razão pela qual o cidadão LUTAMBI não é considerado autor material.

O cidadão LUTAMBI, contrariamente ao referido pelo porta-voz do Comando Provincial, não confessou a autoria de qualquer crime, pelo que se diz tranquilo por não ter nada a ver com os crimes que lhe são agora imputados, considerando que o seu envolvimento nessa “peça” talvez se deva ao facto de ser nato daquela Província e ser chamado pelo BD a trabalhar nela por ocasião dos pleitos eleitorais.

Para que não ocorra uma prévia “intoxicação política” da opinião pública, com danos evidentes sobre a imagem dos Bloco Democrático, o BD esperava que a Conferência de Imprensa levada a cabo fosse posterior ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, pois é ao Ministério Público e não ao Comando Provincial da Polícia que compete pronunciar-se sobre as medidas de coacção a serem aplicadas aos indiciados.

O BD manifesta completa confiança no seu Secretário Nacional para a Juventude, pois o seu perfil não se enquadra nem se coaduna com actos de pura barbárie praticados por puros marginais.

É bom que fique claro: O Bloco Democrático não recruta vândalos e muito menos os incorpora na sua estrutura dirigente. Por isso, está convicto da inocência do seu militante, e espera, com tranquilidade, que os órgãos policiais e de investigação, sem enveredarem por “enviesamentos políticos”, apurem toda a verdade e, posteriormente, sejam remetidos os processos supervenientes aos órgãos de justiça, para que recaia a respectiva e justa punição sobre os verdadeiros autores e responsáveis destes actos bárbaros.

O BD vai apoiar material e moralmente, dentro do possível, o seu Dirigente Juvenil, JOAQUIM DA COSTA ZANGUI, “LUTAMBI”, bem como a sua esposa e filhos, nesta fase difícil de suas vidas, e espera que tudo se esclareça rapidamente.

Gabinete do Presidente do BD, em Luanda, aos 17 de Agosto de 2018

O PRESIDENTE

JUSTINO PINTO DE ANDRADE

Leave a Reply