Comunicado Alusivo ao 25 de Maio – Bloco Democrático

Compartilhe

Fonte: BD

SECRETARIADO NACIONAL Comunicado Alusivo ao 25 de Maio

1. O Bloco Democrático – BD partido da cidadania felícita todo o povo Angolano por ocasião do 25 de Maio , dia de África .

2. O Bloco Democrático – BD recorda que no longínquo ano de 1963, lideres Áfricanos reunidos em Addis Abeba , Etiopia , proclamaram a Organização de Unidade Áfricana , O.U.A , no intuito de Coordenarem esforços para lutarem contra o Colonialismo e Libertarem os Paises ainda Subjugados .

3. O percurso da O.U.A , implicou a concertação política , como o respeito pelas fronteiras herdadas das potencias colonizadoras , a não Interferencia nos assuntos internos de cada Estado, mas não abdicou do espírito da Unidade visionado por Nkrumah “A África deve unir-se”. Por isto, o surgimento da União Africana, como espaço societário comum.

4. Em Angola , o 25 de Maio , dia África, deve ser uma jornada de reflexão da nossa condição africana e do nosso papel na União Africana bem como dos esforços que o Continente tem feito para sair da cauda do desenvolvimento.

5. Com efeito, apesar de pequenos progressos, as lideranças africanas têm sido incapazes de romper com o subdesenvolvimento, com a extrema dependência externa e com os conflitos internos que se ampliam por virtude da desigualdade social que grassa no Continente, muitas vezes encobertas por roupagens religiosas mas igualmente resultantes da supressão de direitos e liberdades por parte de elites egoistas e anti populares.

6. O Bloco Democrático-BD permite-se afirmar que a grande desgraça do Continente reside no facto das eleites não confiarem nos seus próprios povos, prometem demasiado e aplicam, na realidade, agendas não combinadas.

7. Para o Bloco Democrático-BD, a vitalidade dos processos sociais reside nos cidadãos que carecem de liberdade para protagonizarem o seu verdadeiro potencial.

8. O Bloco Democrático-BD confia sobretudo na Juventude Africana, força do nosso porvir, e está confiante que saberá encontrar os entendimentos para reverter a actual condição dos povos africanos.

9. O Bloco Democrático-BD defende: • A aplicação coerente da Visão Mineira Africana e da Agenda 2063, para que os povos do continente beneficiem das riquezas naturais e encontrem os seus padrões de bem-estar. Tal pressupõe um processo político inclusivo, ou seja, com a participação activa dos cidadãos;

  • A criação em todas as fronteiras duma política especial que permita que os povos de uma mesma cultura convivam fraternalmente, eliminando as barreiras artificiais impostas pelo colonialismo que eliminou a coesão social interna, facilitando a gestação de conflitos;
  • Que seja oficializada uma língua em África com elementos fonéticos da África do Norte e subsaariana para que, no futuro, os povos se comuniquem mais facilmente e numa base cultural endógena;
  • Que os Parlamentos Regionais e Africano passem a ser eleitos e controlados pelos povos para que os acordos no continente sejam efectivamente cumpridos e África se realize.
  • Que a sociedade civil angolana reforce a sua participação nas instancias da SADC e da União Africana e exijam ao Executivo que cumpra os acordos que estabelece, nomeadamente, as metas do orçamento social, a quota na agricultura e em Inovação e Desenvolvimento, os padrões exigidos dos Direitos do Homem e dos Povos e a inserção da sociedade na estratégia de exploração dos recursos naturais.

10. Finalmente, o Bloco Democrático-BD , neste 25 de Maio reitera a sua firme convicção que a Justiça e o respeito pelos direitos Humanos, enquanto pilares da Democracia e do estado de Direito, devem ser definitivamente conquistados para o progresso desejado dos nossos povos.

Por um futuro com Liberdade, Modernidade e Cidadania,

SECRETARIADO NACIONAL DO Bloco Democrático-BD, Luanda aos 24 de Maio de 2019

Leave a Reply