“COMBA NACIONAL” NA HOMENAGEM DAS VITIMAS DE CONFLITOS POLÍTICOS

Compartilhe

Ministro da Justiça e dos direitos humanos prometeu a realização de um “comba nacional” no fim da identificação vitimas de conflitos políticos para varrer ao que chama de “fantasmas das atrocidades do passado”.

Texto de Rádio Angola

O ministro da Justiça e dos direitos humanos assegura que até o fim de Julho de 2021 fica concluído o processo de cadastramento de todas as vitimas de conflitos políticos que ocorreram em Angola desde 11 de Novembro de 1975 a 04 de Abril de 2002.

O Presidente da República, João Lourenço ordenou a 26 de Abril a criação de uma comissão para elaborar um plano geral de homenagem das vitimas destes.

Em declarações nesta quinta-feira, 06/06, à margem da sessão plenária da Assembleia Nacional, que aprovou o Orçamento Geral do Estado Revisto 2019, o governante repudiou a postura de muitos que alegam que o processo foi criado apenas devido aos “massacres de 27 de Maio de 1975”.

Francisco Queiroz disse que, findo os trabalhos de cadastramento, o país vai realizar um “comba nacional” para varrer os fantasmas de todas as atrocidades cometidas no passado para a pacificação dos espíritos com vista a um país cada vez mais reconciliado.

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos que integra a referida comissão, garantiu que os trabalhos decorrem com normalidade e até ao momento várias entidades  e instituições já foram contactadas incluindo a “Fundação 27 de Maio”.

Oiça aqui na página da Rádio Angola os pronunciamentos do ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz:

Leave a Reply