CNJ oferece quinhentas bolsas internas a estudantes “vulneráveis” na Huíla e Namibe

Compartilhe

Pelo menos quinhentas bolsas de estudos internas estão disponíveis para os jovens das províncias da Huíla e Namibe para o ano académico 2021/2022, uma oferta do Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

Rádio Angola

O programa de bolsas do CNJ surge no âmbito de uma parceria rubricada com os institutos Superiores Politécnicos Gregório Semedo, Independente, Tundavala, ISPEL e ISP-Sinodal.

O facto foi dado a conhecer nesta segunda-feira, 09, na cidade do Lubango, província da Huíla, pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, à saída de um encontro de cortesia com o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi.

De acordo com o responsável, as bolsas internas são destinadas a estudantes carentes que terminaram o ensino secundário do II Ciclo.

Sublinhou que logo que inicie o ano académico o programa será implementado, uma vez que a Huíla possui um número elevado de instituições do ensino superior.

“Para além do processo académico, vai incluir cursos técnicos profissionais dos estudantes nesta condição, para que possam empreender e contribuir para geração de emprego a outros jovens”, disse.

O Instituto Superior Gregório Semedo é a única instituição Privada de ensino naquela circunscrição do país na província do Namibe e funciona com dez cursos.

Isaías Kalunga solicitou bolsas de estudos a título de uma comparticipação e a custo zero para “juventude namibense que, segundo disse, encontra dificuldades no acesso de ensino”.

“Nós precisamos do vosso apoio para ajudar os jovens em situações de vulnerabilidade”, disse.

Entretanto, o director-geral do Instituto Superior Gregório Semedo, Diniz da Costa referiu estar de acordo com a parceria com o Conselho Nacional da Juventude, pois, entende que “qualquer tipo de parceria que ajuda nossa juventude, a se formar é de mais valia”.

Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo por sinal é única instituição Superior privada que actua no Namibe, com 10 cursos.

Leave a Reply