CNE: PARTIDOS PRESTARAM CONTAS SEM AS DEVIDAS FACTURAS

Compartilhe

Os partidos que tiveram as campanhas eleitorais financiadas pelo Estado não conseguiram apresentar facturas que justificam as suas despesas.

Os partidos que concorreram nas eleições de 23 de Agosto não cumpriram os procedimentos exigidos pela Comissão Nacional Eleitoral para a justificação dos gastos feitos durante a campanha eleitoral.

A informação consta da apreciação aos relatórios de prestação de contas das seis formações políticas que concorreram às eleições de 2017, ganhas pelo MPLA.

Segundo o edital publicado nesta quinta-feira, 31 de Maio, a CNE dá conta que “não foram por isso verificados extractos bancários, ou registos contabilísticos das formações políticas concorrentes, nem foram realizados quaisquer peritagem ou auditorias às contas reportadas nem foram uma análise dos actos inerentes à campanha eleitoral observados pela Comissão Nacional Eleitoral e da expressão financeira dos mesmos à luz das contas reportadas”, lê-se no documento da CNE.

Da análise feita, sem citar nomes, a comissão Nacional Eleitoral concluiu que os partidos financiados pelo Estado nas eleições de 2017, apesar de utilizarem as verbas, “não foram capazes de apresentar suporte adequado para justificar as suas despesas”.

O mesmo edital refere também que a utilização dos meios fixos das próprias candidaturas bem comos os trabalhos
efectuados pelos seus militantes não foram contabilizados, “salvo as suas contribuições financeiras”, expõe a CNE.

Em declarações ao Novo Jornal, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse que no âmbito da fiscalização da Comissão Nacional Eleitoral os partidos já não vão poder apresentar justificar as contas, porque “essa etapa de prestação de contas já está concluída”, disse.

Lucas Quilundo descarta a possibilidade de haver irregularidades na utilização dos fundos. A próxima fase da fiscalização será feita pelo Tribunal de Contas.

Fonte: Novo Jornal

Leave a Reply