CIDADÃOS ORGANIZAM “NATAL DA MAMÃ ZUNGUEIRA”

Compartilhe

O distrito do Zango, no município de Viana, foi hoje, dia 23, palco da primeira edição do “Natal da Mamã Zungueira”, uma iniciativa de um grupo de cidadãos angolanos que decidiram homenagear os esforços que destas mulheres angolanas e o elas representam para as suas famílias e sociedade de forma geral.

Texto de Simão Hossi

A iniciativa beneficiou um número de 50 mulheres de várias idades que exercem no dia a dia a actividade da zunga no município de Viana. Em conversa com a Rádio Angola, Amarildo Will Bento Tonet, mentor da iniciativa que uniu os amigos, teve que esperar por três anos para ver concretizado este desejo em homenagear as mulheres que sustentam as suas famílias e formação dos seus filhos deambulando pela cidade.

Amarildo Tonet | DR

Para Amarildo Tonet, a iniciativa foi também para sentir o afecto, abraçar e brincar com as mulheres de forma a demonstrar e valorizar os seus esforços do dia a dia, reconhecer os esforços de ver mulheres que são ao mesmo tempo pais e mães, e sobretudo que muitos delas são solteiras e, às vezes, mesmo aquelas que têm marido alguns estão desempregados, pois que “foi um bom motivo para matar a carência do afecto que se tinha para com eles”, afirmou Tonet.

Questionadas, algumas zungueiras garantiram que a iniciativa foi algo de louvar, porque a oferta que elas chamaram de cabaz servirá para garantir um natal condigno às suas famílias. Muitas afirmaram que estavam toda a manhã sem terem ainda vendido algo para que tivessem o jantar para os filhos e, “de repente, aparece alguém que te convida para te oferecer alimentos de favor é uma bênção”, afirmou uma das nossas interlocutoras.

Amarildo, para além de receber contribuições e apoio de amigos, teve apoio da sua família, isto é, a sua esposa e suas filhas que ajudaram a organizar os “cabazes das zungueiras”. Amarildo garantiu que haverá a segunda edição no próximo ano e que as mulheres beneficiárias deste ano passarão a ser parceiras, de forma a ajudarem a mobilizar as outras mulheres e trabalhar para o empoderamento das mesmas no que diz respeito a programas de micro finanças e para que estas possam ajudar a elas mesmas e outras no que se refere ao seu empoderamento. Assim, acrescenta, as que se beneficiarem destes acções poderão, no futuro, serem autónomas e deixarem aos poucos a pobreza estrema. 

Amarildo usou o Facebook para mobilizar os amigos, para além de contactá-los pessoalmente de forma a fortificar a importância da acção.

Ao finalizar o evento, agradeceu a “todos aqueles amigos que tornaram este sonho possível em oferecer este carrinho para as mulheres e que este ponto de largada sirva de garantia e confiança para com os amigos em realizar a segunda edição do natal com as mulheres zungueiras”.