Cidadãos angolanos consideram “negativa” governação de João Lourenço em 2019

Compartilhe

Dezenas de cidadãos angolanos atribuem “nota negativa” ao desempenho da governação do Presidente da República, João Lourenço, durante o ano de 2019, devido ao “agravamento” da condição social das populações, que diariamente observam a subida galopante dos preços dos principais produtos da cesta básica.

Rádio Angola

Numa “sondagem via facebook” realizada em Janeiro do ano em curso, a maioria dos cidadãos “inquiridos” dão “nota negativa” ao Executivo liderado por João Lourenço, que neste ano de 2020 entrou no terceiro ano do seu mandato de cinco anos, que terimina em 2022.

Promovida pela organização não-governamental Friends of Angola, a “sondagem” da FoA colocou a seguinte questão aos internautas: “Como avalia o desempenho do Executivo liderado por João Lourenço durante o ano de 2019?”.

João Lourenço foi empossado ao cargo de Presidente da República a 26 de Setembro de 2017, em função dos resultados saídos das eleições gerais do mesmo ano, que deram victória com a maioria qualificada ao partido no poder (MPLA).

Entretanto, a maior parte dos inetrnautas diz que “não foi boa” a governação do Titular do Poder Executivo no ano passado, ou seja, uma percentagem de 56,9%.

Na mesma “sondagem”, houve cidadãos (35%) que atribuíram “nota positiva” às acções levadas acabo pelo João Lourenço, enquanto 7,8% escusou-se a emitir opinião.

Refira que, a Friends of Angola (FoA), tem a sua sede geral em Washington, Estados Unidos de América, onde é reconhecida pelo Estado Americano e com estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ONU).

É uma organização sem fins lucrativos, cuja sua acção centra-se na defesa dos direitos humanos, promoção da transparência e boa governação.

Leave a Reply