Centenas de cidadãos renderam última homenagem ao activista morto na manifestação de 11 de Novembro em Luanda

Compartilhe

Fonte: VOA/RA
Os restos mortais de Inocêncio Matos, jovem morto durante a manifestação do dia 11 de Novembro, foram a enterrar neste sábado, 28.11, em Luanda, num ambiente em que centenas de cidadãos renderam a última homenagem ao activista estudante.

Inocêncio Matos foi sepultado no Cemitério da Mulemba, (vulgo 14). O enterro ocorreu depois de a família e as autoridades judiciais terem chegado a acordo para a realização de uma segunda autópsia exigida pela família, processo envolto em alguma polémica.

À Voz de América (VOA), o activista Viriato da Cruz lamentou a morte de Matos e disse que os jovens vão continuar a protestar: “A morte do nosso companheiro não nos enfraquece. Se mataram porque vamos parar estão enganos, estamos mais fortes”.

Para outro activista, Zé Luís, a morte de Inocêncio Matos deixa “um vazio no seio dos amigos colegas e companheiros de luta, é lamentável”.

Políticos, activistas, colegas e membros da sociedade civil acompanharam o estudante à sua última morada.

Inocêncio Alberto Matos tinha 26 anos, era estudante do 3° ano de Ciências da Computação, na Universidade Agostinho Neto. Ele morreu no passado dia 11 durante uma manifestação em Luanda e as autoridades disseram que ele tinha caído quando fugia os agentes da corporação.

O pai, Alfredo Matos, refutou a versão da polícia alegando que, “pelo que vimos, ele foi assassinado pela polícia, o meu filho não foi baleado, mas vê-se que foi torturado pela polícia”.

Leave a Reply