CASO CNC: EX-MINISTRO DOS TRANSPORTES CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO MAIOR

Compartilhe

Augusto da Silva Tomás, antigo ministro dos transportes foi condenado nesta, quinta-feira, 15/08, a 14 anos de prisão maior, no mediático “Caso CNC” por crimes de apropriação indevida de valores, violação das normas de execução do OGE, abuso de poder de forma continuada e de participação económica de forma continuada.

Rádio Angola

O juiz da causa, Joel Leonardo absolveu Augusto Tomás dos crimes de branqueamento de capitais e de associação de malfeitores, por não terem sido provados na dopta acusação.

O processo que envolveu o antigo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, arrolou o ex-director-geral do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), Manuel António Paulo condenado a pena de 10 anos, e os antigos directores-adjuntos Isabel Bragança, condenada a 12 anos, Rui Manuel Moita a 10 anos e Eurico Pereira da Silva a dois anos de cadeia, este último com pena suspensa. A audiência desta quinta-feira, dia do desfecho, decorreu sobre elevadas medidas de segurança.

Os réus começaram a ser julgados a 31 de Maio deste ano, acusados pelo Ministério Público da prática de peculato, branqueamento de capital, associação criminosa e artifícios fraudulentos para desviar fundos do Estado, com o fim de capitalizar as suas empresas e algumas entidades privadas.

O montante é estimado em mais de mil milhões de kwanzas, 40 milhões de dólares e de 13 milhões de euros do Conselho Nacional de Carregadores (CNC). Augusto Tomás estava em prisão preventiva desde Setembro de 2018.

Oiça aqui n página da Rádio Angola a leitura da moldura penal constante no acórdão, proferida pelo juiz da causa Joel Leonardo:

Leave a Reply