CASA-CE diz que militar da UGP que assassinou jovem Hilbert Ganga continua impune

Compartilhe

Foto: VOA
A justiça angolana continua a não mostrar qualquer interesse em resolver o caso da morte do militante da CASA-CE Hilbert Ganga, assassinado há sete anos por um militar da Guarda Presidencial, na época em que José Eduardo dos Santos era o Presidente da República.

Fonte: VOA/RA

De lembrar que Hilbert Ganga foi morto depois de ter sido interceptado pela Guarda Presidencial quando colava cartazes que condenavam o assassinato dos também activistas Isaías Cassule e Alves Kamulingue, por elementos das forças de segurança.

Na altura, o tribunal absolveu o autor dos disparos, o que levou o advogado de Hilbert Ganga a interpor um recurso que até ao momento, sete anos depois, continua sem qualquer resposta.

O secretário executivo da CASA-CE, Rafael Aguiar, considerou que a atitude do tribunal em ignorar o apelo é um mau sinal para o sistema judicial angolano. “Volvidos sete anos continua por se fazer justiça”, referiu.

À Voz de América, Rafael Aguiar deplora, por outro lado, a falta de comprometimento do actual Presidente da República que desde que assumiu o poder tem prometido que a justiça teria um rumo diferente do que acontecia na era de seu antecessor mas a prática não reflecte as promessas.

“O Presidente João Lourenço criou expectativa e até certo ponto esperança quando disse que ninguém é tão forte que não fosse julgado e ninguém é tão fraco que não fosse batotado pela justiça, mas a prática está a desmentir categoricamente o Presidente e por isso vamos reiterar os apelos e pressão para que haja justiça a Hilbert Ganga”, conclui.

Engenheiro de profissão e membro da CASA-CE, Ganga foi morto a 23 de Novembro de 2013, ao ser atingido mortalmente pela bala do guarda presidencial, Desidério de Barros, quando efectuava a colagem de panfletos de uma manifestação em repúdio aos assassinatos de Cassule e Kamulingue.

Leave a Reply