CASA-CE ameaça manifestações de rua para exigir transparência e verdade eleitoral nas eleições de 2017

Compartilhe

O líder da bancada parlamentar da Convergência Ampla de Salvação de Angola, Coligação Eleitoral (CASA-CE), defende que os partidos políticos na oposição não devem ir às urnas sem a garantia da realização de eleições justas e transparentes em Agosto de 2017.

Em declarações à Rádio Angola, André de Carvalho “Miau” disse que tudo será feito a nível da Assembleia Nacional, na composição e aprovação de leis que garantam a lisura e verdade eleitoral, de contrário sublinhou o deputado da CASA-CE, o povo vai ser chamado às ruas para manifestações em defesa da transparência e verdade nas eleições gerais de 2017, tendo afirmado ao mesmo tempo que, a Coligação de partidos a que pertence, “não vai de qualquer maneira as eleições de 2017”.

O parlamentar da CASA-CE disse ainda que, ao contrário do que disse o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na sua mensagem à nação, na abertura do quinto e último ano legislativo, da terceira legislatura da Assembleia Nacional, sobre a transparência do processo, “existe uma corrente radical no seio do MPLA que não quer cumprir com as regras democráticas”.

André de Carvalho “Miau” não concorda que as eleições de 2017 sejam realizadas com base na lei que conduziu o processo de 2012, tendo garantido maioria absoluta ao partido MPLA, com 175 deputados à Assembleia Nacional contra os 45 de toda oposição.

Segundo o deputado da Coligação liderada pelo Abel Chivukuvuku, a Lei 36/11 que permitiu a realização do pleito de 2012, apresenta na sua visão, “muitas insuficiências” que para ele “alimentam a fraude eleitoral”, daí a sua bancada ter votado contra a proposta do MPLA.

Ao analisar o desempenho da Assembleia Nacional ao longo do ano de 2016, o também um dos vice-presidentes da CASA-CE advogou que “não foi positivo” a nível do parlamento por não se cumprir com à agenda que visava a concretização do Plano de Tarefas Essenciais para a realização de Eleições Gerais e Autárquicas em Angola, bem como a falta de realização regular dos debates mensais, para além de não transmissão das sessões da Assembleia Nacional, pelos órgãos de comunicação social.

Acompanhe aqui a entrevista que o líder do Grupo Parlamentar da CASA-CE, André de Carvalho “Miau” concedeu à Rádio Angola.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

 

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply