CAMPO DA MORTE: CASO N.º 38: A ÚLTIMA CHAMADA

Compartilhe

VÍTIMA: Bernardo Domingos Futa, 31 anos, natural de Malanje

DATA: 11 de Setembro de 2016

LOCAL: Pracinha do Salalé, bairro da Estalagem, Viana

OCORRÊNCIA:

Mário Futa conta-nos que, por volta das 9h00, o seu irmão Bernardo recebeu três telefonemas para ir a um encontro. Dada a insistência, acedeu à última chamada e deslocou-se à pracinha, perto de casa.

Segundo depoimentos dos vizinhos, foi de imediato emboscado por vários homens à paisana. Estes homens, em número não determinado, levaram consigo um patrulheiro da Polícia Nacional, que deixaram estacionado a algumas ruas do local da ocorrência. Fizeram vários disparos para o ar, de modo a afugentar a população, e, ali mesmo, fuzilaram Bernardo Futa com dois tiros no abdómen e um terceiro no coração.

“O meu irmão cumpriu uma pena de oito anos por delinquência, e fora libertado em 2012. Desde então trabalhava como cobrador de táxi e fazia serviço de mototáxi. Não teve mais problemas com a lei”, refere Mário Futa.

“Havia rondas à volta de casa, nos locais de consumo de bebidas alcoólicas. Os agentes perguntavam sempre por ele e por outros, que depois fugiram. O meu irmão teve de sair do bairro por um mês, em Março, e regressou em Abril”, conclui.

 

Fonte: «O campo da morte – Relatório sobre execuções sumárias em Luanda, 2016/2017», Rafael Marques de Morais

Leave a Reply