CAMPO DA MORTE: CASO N.º 25: A FOTO DELE ESTAVA NO TABLET

Compartilhe

VÍTIMA: Eliseu Amado “Young Back”, 26 anos, natural de Luanda

DATA: 24 de Janeiro de 2017

LOCAL: rua Ngola Kiluanje, Kikolo, município de Cacuaco

OCORRÊNCIA:

Eliseu ganhou fama como líder do grupo B-12, dedicado a disputas físicas entre jovens do bairro. Também era conhecido como assaltante de telemóveis.

A mãe, Teresa Fernando, conta que, dias antes da sua morte, Eliseu esteve detido durante dois dias na Esquadra do Cauelele, depois de, embriagado e envolvido numa altercação, ter atirado uma pedra e partido o vidro de um carro. “Eu tinha dinheiro, paguei o vidro e ele foi libertado”, conta.

No dia da sua morte, por volta das 16h00, Eliseu passou pela casa da mãe, que lhe deixara dinheiro para jantar. “Estava desempregado, passava o dia na pracinha como ‘chamador dos táxis’ [a atrair clientes para os taxistas], mas ganhava pouco e eu apoiava-o”, explica a mãe, vendedeira de quissângua.

Depois de ter recebido o dinheiro das mãos da irmã, Eliseu dirigiu-se à paragem de táxi, onde comprou “pincho”[carne no espeto], decidindo jantar ali mesmo.

Testemunhas oculares afirmam que uma viatura de marca Hyundai i10 de cor preta parou diante do jovem e que um dos quatro ocupantes o chamou, perguntando-lhe se era o Young Back.

“Eles [ocupantes da viatura] viram a foto do Young Back no tablet, disseram-lhe que era delinquente e obrigaram-no a subir para o carro, mas ele recusou”, descreve uma das testemunhas, que prefere não ser identificada, corroborada por uma segunda.

“Os homens do SIC e da Polícia desceram do carro e levaram-no à força para um beco, onde o abateram”, acusa Fernanda.

As mesmas testemunhas afirmam que os assassinos de Eliseu o “obrigaram a dar um passo em frente no beco. Ele recusou. Três tiros atingiram-lhe a cabeça e outros três, as costas”.

“Meia hora depois foram matar o primo dele”, Pai Kwan, denuncia a mãe.

 

Fonte: «O campo da morte – Relatório sobre execuções sumárias em Luanda, 2016/2017», Rafael Marques de Morais

Leave a Reply