Cafunfo: Taxistas em greve por tempo indeterminado contra não reabilitação da estrada principal do Cuango

Compartilhe

A falta de vontade por parte do governador Ernesto Muangala, segundo os habitantes de Cafunfo, levou-os a aderir à manifestação organizada pela Associação de Taxistas do município do Cuango, cujo objectivo é exigir a reparação do troço que anda degradada há vários anos, “sob o olhar cúmplice do governador”.

Jordan Muacabinza | Cafunfo

Para os populares, o troço que une o município do Cuango até Cafunfo, obrigou a paralisação todos os serviços de táxis e mototaxis, para exigir ao governo a reabilitação da via que “está abandonada”.

Reclamam que, a Sociedade Mineira do Cuango (SMC), empresa que há anos explora diamantes na região do Cuango, teria proibido à população a circulação na estrada que está em condições, que para além da empresa, é reservada igualmente a governantes e políticos.

“Por causa disso, decidimos manter a manter a grave até que haja resposta adequada por parte de quem detém o poder”, referem.

Entretanto, dezenas de pessoas participaram nesta segunda-feira, 19, numa manifestação pacífica, em Cafunfo, o protesto ocorreu no bairro Gika, arredores da vila diamantífera, onde exigiram a reparação da estrada.

“Na base está a falta de estrada, que está a causar transtornos aos taxistas e comerciantes, que na sua maioria enfrenta muitas dificuldades em transportar as mercadorias, porque os donos de camiões contentorizdas já não querem mais que circular nesta via degradada”.

Em consequência disso, lamentam os populares, “os produtos da cesta básica estão cada vez mais a subir, o combustível (gasolina) está sendo comercializado um litro no valor de 500 a 1000 kwanzas”.

“Onde é que está atenção do Presidente da República e do Governador Ernesto Munagala?”, questiona a vendedeira ambulante, Santa de Almeida, que se manifestou solidária com os taxistas.

“As mentiras do governador Ernesto Muangala”

Os habitantes do Cuango e Cafunfo lembram que, as promessas para a reabilitação da estrada que liga a sede do município à comuna do Luremo passando pelo sector de Cafuunfo, “são antigas e que o governador e Presidente da República, nada fazem para inverter o quadro”.

“O governador Ernesto Muangala, há 13 anos na Lunda-Norte, já nos mentiu muito sobre a reparação desta estrada”, lembram.

No dia 5 de Fevereiro de 2021, recordam os populares, o governador Ernesto Muangala, disse publicamente que já tinha sido lançada a pedra para a reabilitação do troço Cuango a Cafunfo, mas de lá para cá, não se vê por onde o governador havia posto estaleiro que poderia reparar o troço.

“O governador quando vem ao município do Cuango, negoceia com as empresas e cooperativas mineiras, que exploram diamantes nessa região, recebe máquinas das empresas e convida a televisão mais falsa de Angola (TPA) para enganar a opinião pública e o próprio Presidente da Republica”, disse Justina Mudiamdambo.

Garantem que “essa manifestação vai durar muitos dias, até que haja sinal da sua construção, pois já nos mentiram muito, por isso, estamos a reivindicar para melhorias da estrada que apresenta problemas de infraestrutura como buracos e falta de asfalto”.

A dificuldade para transitar na via aumenta em época de chuva. Além do transporte de produtos, ela está trazendo um risco de acidente para os moradores, no acesso para Cuango ate a vila de Cafunfo, porquanto, a estrada se encontra em uma situação crítica, lamentam.

Fontes da Rádio Angola revelam que “um grupo de comerciantes, vendedeiras das câmaras frigoríficos, pela obrigação da administração local, haviam feito contribuições diversas vezes para a reparação do troço, mas desde dia em que fez as contribuições até a presente data não se vê na prática e nem são dadas explicações sobre o destino dado ao dinheiro cobrado”.

Leave a Reply