CADÁVERES SEM ÓRGÃOS GENITAIS ENCONTRADOS EM XÁ-MUTEBA

Compartilhe

Cidadãos residentes no município de Xá-Muteba, na Lunda-Norte, encontraram, no dia 7 do mês corrente, o corpo de uma cidadã identificada por Lídia Nicolau, de 38 anos de idade, com sinais evidentes de assassinato.

Texto de Jordan Muacambiza

Lídia Nicolau, mãe de cinco filhos agora órfãos, para além de assassinada foi esventrada e seus órgãos genitais arrancados, posteriormente queimada no bairro Candomblé, comuna de Cassanje Calucala.

Os moradores do bairro foram informados por mototaxistas que viram os restos mortais quando circulavam pela localidade. Outros habitantes recordaram ter visto documentos de identificação deitados ao chão e dali informaram os familiares.

Vizinhos e familiares adiantam que a senhora foi assassinada por três indivíduos de nacionalidade senegalesa, dentre os quais faz parte um identificado por Silva, que apontam como namorado da vítima. Denunciado o caso às autoridades, efectivos da Polícia Nacional e Serviço de Investigação Criminal compareceram no local, onde recolheram o corpo e detiveram os três presumíveis autores.

Porém, familiares e vizinhos acusam a Procuradoria-Geral da República de alterar a versão em favor dos alegados assassinos, e frisam o investigador Júlio António como estando envolvido na manipulação.

“O investigador Júlio António e as autoridades locais querem disfarçar o caso como tem sido hábito e defender o estrangeiro”, denunciam.

Outro cadáver foi encontrado cinco dias depois nas proximidades dos bairros Kulaxingo e Kissongo. Este, em completo estado esquelético, localizado muito tempo passado desde que sentiam o cheiro nauseabundo nas redondezas.

Populares lamentam pela insegurança e elevada taxa de assassinatos. As autoridades policiais não têm desenvolvido acções para alterar o ambiente instável que se regista. Em muitos casos, a própria polícia dá cobertura aos infractores, principalmente quando a morte está relacionada ao garimpo de diamantes, em que se destaca os fuzilamentos levados a cabo por agentes da empresa de segurança Kadyapemba, esta ao serviço da Sociedade Mineira do Cuango.

Leave a Reply