BOCOIO: UNITA DEPLORA ESTADO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

Compartilhe

Íntegra da declaração da UNITA no Bocoio.

 

DIGNÍSSIMOS JORNALISTAS!

PREZADOS CONVIDADOS!

CAROS PRESENTES!

MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES.

Em primeiro lugar quero em nome dos quadros e militantes do nosso glorioso Partido UNITA, agradecer a disponibilidade e compreensão patriótica que puderam demonstrar em aceitar o nosso convite. Por isso Sejam bem-vindo.

A UNITA como de sempre apresenta-se disponível e tem no centro das suas atenções os problemas dos cidadãos Angolanos e não só. Ela continua preocupada com o quadro social que o Angolano vive durante os últimos 42 anos da governação do MPLA assessorado pelo imperialismo internacional. Também aproveitamos esta ocasião apresentar a abertura do nosso ano político.

A situação política social do nosso país em particular o nosso Município do Bocoio, continua preocupante visto que os serviços de saúde continuam inoperantes sem medicamentos e não consegue aguentar a demanda de doentes. As enfermarias não suportam o número de enfermos sobretudo à área pediátrica.

Os doentes estão estendidos no chão porque cada cama está a suportar três a quatro doentes. Desses casos, todos, maior número são da Malária, Diarreia, má Nutrição e Tuberculose pulmonar.

Excelências! Como conclusão que podemos ter sobre essa situação, é a falta do saneamento básico do meio nas comunidades não só rurais mas também urbanas. Não há contentores suficientes e nem aterros sanitários, para não falarmos das casas de banhos nos bairros. Crianças e adultos todos defecam nos arbustos atrás das suas casas. Até ao azar de toda a vergonha, o pai e a filha lutam na ocupação do arbusto ou do espaço livre para fazer as suas necessidades maiores. Tudo isso é ausência da Educação da saúde pública.

Sobre a Educação!

Nos discursos é bem alto dizer que o Ensino Primário até o Iº Ciclo do Ensino Secundário as matrículas são gratuitas. Mas nas escondidas estão a pedir dinheiro, como é o caso da Escola do Ungombo onde estão atender as matrículas com Quinhentos Kwanzas cada aluno.

Companheiros! Não podemos pensar que a governação do João Lourenço seja diferente a do José Eduardo Dos Santos. As exonerações que estão a aparecer no aparelho do governo é uma questão de fazer adormecer o Angolano que dizem ser o povo Especial e não para melhorar. O João Lourenço foi sempre do MPLA e componente efectivo do governo cessante. É tudo farinha do mesmo saco. Estão a fazer do Governo Inclusivo e Participativo (GIP), programa apresentado na campanha pela UNITA, não vão implementar nem se quer 5%. Não só, quantos da oposição foram indicados não pelo seu vínculo político partidário mas sim pelas suas competências profissionais? Cuidado com o Lobo vestido à pele de Ovelha!

Excelentíssimos senhores! O ano de 2017 foi o pior de todos sobretudo na vertente política social. Houve inteligência de todo o tipo. Até fechamos o ano com a cena escandalosa do Administrador Comunal da Chila o Sr. Januário Quintas Chiteculo que ele pessoalmente na luta de lavras feriu na mão direita o cidadão Domingos Feijão. Também interessa salientar que na Comuna Cubal do Lumbo desapareceu milagrosamente o cidadão José Praia na Aldeia de Longanga, mas as autoridades competentes sem uma prévia avaliação do assunto, prenderam cidadãos inocentes, pólos cativos durante catorze dias no calabouço do Comando Municipal da Polícia Nacional do Bocoio e depois foram soltos sem um esclarecimento convincente nem documento de soltura para não falarmos de indemnização como dita as leis. Os presumíveis implicados estão até agora impunes porque são todos do MPLA inclusive o Soba daquela povoação o Sr. Augusto Tchavala Tchambala.

Caros Jornalistas! Minhas senhoras e meus senhores! Temos outro caso que vivemos, que se relaciona com a Igreja Católica na Comuna Cubal do Lumbo. Vivemo-lo a distância e em surdina.

Em nome da UNITA e da sua direcção, nunca mais absolutamente nunca estivemos contra a acção da Igreja em todas as vertentes. Somente temos estado preocupados com certos comportamentos de alguns Fiéis e vejamos, há alguns senhores Catequistas nas áreas que algumas vezes confundem a palavra de Deus com a sua carreira política partidária. Ouvimos que apareceu cá no Bocoio a Comissão Diocesana de Justiça e Paz para averiguar a chamada acusação contra os Catequistas do Centro Evole e da Balança. A UNITA aqui no Bocoio pode estar integrada com proceduras duma pessoa afecta a Igreja e nunca o bom nome da Igreja. Também gostaríamos que a direcção da Igreja logo que cá chegasse, devia nos contactar para um possível esclarecimento do que houviram a partir da ONG-OMUNGA. Outrossim, queríamos informar a todos que a Balança não é do MPLA nem a Evole é da UNITA como estão espelhados no documento da Comissão de Justiça e Paz da nossa Igreja Católica. Essas áreas todas, os partidos estão lá presentes muito embora alguns estejam lá em maioria.

No entanto, estamos cientes de que houve talvez pressa em não puderem contactar a direcção da UNITA neste Município para trocarmos impressões. Mas há uma passagem que diz e eu cito: “OS ÉXITOS CHAMAM POR OUTROS ÉXITOS E OS FRACASSOS POR NOVAS EXPERIÊNCIAS”, as próximas vezes que puderem aparecer cá, que façam o grande favor de nos aproximar porque todos somos actores dinâmicos e determinantes em certas coisas e sendo assim evitaremos calúnias.

Prezados Jornalistas! Fui um pouco longo e lá onde não pude destrocar devidamente, ofereço-me a vossa disposição.

Muitos obrigado!

Leave a Reply