Bloco Democrático classifica demolições em Benguela como “terrorismo de Estado”

Compartilhe

Mais de 400 famílias que há vários anos residem no conhecido “Bairro das Salinas”, em Benguela estão sem abrigo desde as primeiras horas desta quarta-feira, 24 de Junho, em consequência do martelo demolidor da Administração Municipal de Benguela, que segundo a população vítima, deitou abaixo as suas residências sem um aviso prévio.

Fonte: OI

As autoridades administrativas alegam que, a zona em causa constitui uma “reserva fundiária do Estado”, pelo que, para a concretização da acção, a Administração Municipal de Benguela, movimentou um “forte dispositivo” de segurança (polícias e militares), que com máquinas protagonizaram as demolições.

A acção demolidora destruiu igualmente as duas únicas infraestruturas sociais, uma escola do ensino primário e 1º ciclo “Rainha Nginga Mbandi” e um posto médico, cuja sua construção resultou do esforço do povo da comunidade do mesmo “Bairro das Salinas”.

Segundo dados, à escola destruída albergava entre 600 a 700 alunos, facto que poderá aumentar o número de crianças fora do sistema normal de ensino.

O acto está a merecer a condenação de várias sensibilidades da província de Benguela, que entendem que, se trata de uma “clara violação dos direitos humanos”. Uma das figuras que condena o acto do Governo de Benguela é o Armindo Sardinha, membro do Bloco Democrático (BD), partido coligado a CASA-CE.

Em declarações ao Observatório da Imprensa (OI), o político do BD afirmou que “o acto não passou de uma acção macabra do governo, pois, parecia um ataque a inimigos”.

Fontes no local disseram ao OI que, as famílias não foram avisadas quanto às demolições, tanto é que, sublinhou uma das vítimas “algumas pessoas, por acharem que se tratava de uma noite normal como as outras, tiveram que ir pernoitar num dos óbitos e quando tentaram voltar encontraram um cordão das forças de seguranças que impediam a sua entrada”.

O Observatório da Imprensa apurou que, para além de terem perdido as suas residências, muitas destas famílias que agora “não sabem onde viver e nem como começar para erguer uma nova moradia” perderam os seus haveres, uma vez que segundo denunciam, “os polícias e militares armados não permitiram pelo menos retirar os bens”.

A população foi transferida às salas de uma escola do segundo ciclo, localizada zona que dista a quase dez quilómetros fora da cidade de Benguela.

A fonte que temos vindo a citar lamenta que, o local não oferece as mínimas condições humanas, porquanto as pessoas são “obrigadas” a dormirem no chão frio coberto de mosaico e não há água potável.

“É uma situação precária em que não há privacidade e com outros riscos de contrair doenças que não seja a Covid-19”, disse.

As vítimas estão colocadas na escola do magistério, em que, cada sala acolhe neste momento entre duas a três famílias, uma situação que as famílias vítimas consideram ser mais complicada nesta fase em que o país luta contra a pandemia da Covi-19, e que as autoridades sanitárias recomendam o distanciamento social para que se evite a propagação do novo coronavírus.

Armindo Sardinha entende “é uma atrocidade de todo o tamanho cometida pela Administração de Benguela”, o que para o político do BD, “configura num terrorismo do Estado”.

“As crianças as choraram a madrugada toda, tudo porque os pais estavam a ser empurrados e escorraçados com porretes, foram detidas pessoas, incluindo jornalistas e activistas”, disse.

OMUNGA “repudia” martelo demolidor do Bairro das Salinas

Em nota a que o Observatório da Imprensa teve acesso, a OMUNGA, organização defensora dos direitos humanos, que muito vem se debatendo pelos direitos dos mais desfavorecidos na província das Acácias Rubras “repudia o acto das demolições” e garante que “vai continuar a mobilizar as vítimas no sentido de exigir por via legal a reparação dos direitos violados”.

Na nota assinada pelo seu responsável, João Malavindele, a OMUNGA vai de igual modo “mobilizar a sociedade angolana e a comunidade internacional para que situação como essas”, que na percepção daquela ONG, “põe em causa a dignidade da pessoa humana não devem existir”.

Refira-se que, o Bairro das Salinas fica no Município de Benguela, a caminha da Baía Farta e foi construído pelo povo deslocado de guerra.

Leave a Reply