Benguela: ONG reúne representantes partidários em debate

Compartilhe

Texto de Rodino Satelo

Dia 3, realizado na universidade Lusíada – Pólo de Benguela, um debate com o tema “A juventude nos programas de governação dos partidos políticos”. O debate, promovido pela Associação Juvenil para Solidariedade (AJS), contou com a prelecção de representantes das três principais forças partidárias da nossa praça política, nomeadamente, Salias Thisssende (UNITA), Lelo Ndaka (CASA-CE) e Zacarias Davoca (MPLA), bem como Édio Martins, director da universidade Lusíada do Lobito.

Os representantes dos partidos acima referidos mostraram-se preocupados e atentos aos respectivos programas de governação no que concerne às políticas direccionadas aos jovens, como promoção do emprego, habitação, formação profissional e académica, saúde e lazer.

Édio Martins, por sua vez, ao referir-se aos programas dos partidos, considerou-os similares mas pouco realizáveis face a actual situação económica, e acrescentou que tais programas deviam dedicar maior atenção ao combate à pobreza e à educação primária.

Após a prelecção, seguiram-se as perguntas dos participantes, entre as quais ressalta-se a dirigida aos três representantes dos partidos sobre um possível debate entre os candidatos à presidência. Salias e Lelo disseram que seria muito bom que tal debate acontecesse, enquanto Davoca, o representante do MPLA, disse não ser da sua competência pronunciar-se a respeito.

A AJS é uma ONG existente desde 1999 e que trabalha para a melhoria do ensino, promoção do exercício da cidadania, saúde preventiva, comunicação, cultura e arte.

A ONG foi “desafiada” pelo director da instituição que acolheu o debate, na sua nota de encerramento, a promover um debate com os candidatos a deputados pelo círculo provincial de Benguela dos diferentes partidos políticos.