Benguela: Depois da violência retaliação contra crianças

Compartilhe

Fonte: VOA

Alunos choram e dizem ter sido ameaçados de morte “por serem da UNITA”

Deputados da UNITA revelam que filhos de membros do partido na província de Benguela estão a ser expulsos de escolas públicas, havendo o registo de crianças e adultos com o ano lectivo perdido.

No termo de uma visita de trabalho, parlamentares do ‘’galo negro’’ prometeram ir até às últimas consequências para punir os responsáveis por crimes de violência doméstica.

Do município do Bocoio, a 110 quilómetros da cidade de Benguela, já não chegam relatos de agressões físicas e vandalização de casas e lojas, mas nem isso tranquiliza a UNITA, que vê surgir uma nova faceta da intolerância política.

A deputada Clarice Muquinda, membro da 8ª Comissão da Assembleia Nacional, que trata de assuntos da família, infância e acção social, disse “determinadas crianças de menor idade foram expulsas de escolas por dirigentes da JMPLA.

“ Outros, como são os casos de adultos, também não estão a estudar. O mais grave é que todos estes acontecimentos contaram com a participação das entidades policiais. Após contactos com as testemunhas, vamos tomar medidas, vamos até as últimas consequências’’, prometeu a deputada.

Uma das medidas, segundo o jurista António Cangombe, membro da área jurídica da direcção central, é responsabilizar os culpados.

’Temos matéria para vários processos-crime” disse relatando depois casos de crianças a chorar quando contaram que uma professora lhes disse que “vão morrer por serem da UNITA”.

A VOA tentou contactar o administrador municipal do Bocoio, António Capewa Calianguila, mas sem sucesso.

Mais: https://www.voaportugues.com/a/benguela-depois-da-violencia-a-retaliacao-contra-criancas/4126974.html