Apoiantes de Isaías Samakuva retiram Horácio dos Reis da direcção da Rádio Despertar

Compartilhe

O director-geral da Rádio Despertar (RD), Horácio dos Reis, foi informado nesta quarta-feira, 27, o fim de sua gestão, por supostas ordens de Isaías Samakuva, presidente da UNITA que reassumiu o cargo na sequência do acórdão 700/2021 do Tribunal Constitucional (TC) que invalida o XIII Congresso deste partido realizado em Novembro de 2019 e determina o afastamento de Adalberto Costa Júnior.

Segundo O Decreto, o documento de exoneração de Horácio dos Reis, o actual presidente da UNITA sustenta que, “a medida visa dar cumprimento às orientações do acórdão que tornam nulo os actos de nomeações praticados na UNITA pelo Adalberto Costa Júnior”.

Horácio dos Reis, antigo correspondente da Rádio Despertar em Benguela, foi empossado ao cargo de diretor-geral há 26 de Maio do ano em curso.

Entretanto, Queirós Chiluvia, director-adjunto da emissora há 7 anos, apontado como “guardião” dos interesses da “ala de Samakuva” na Despertar, assume as funções de director-geral, subordinando-se ao Conselho de Administração, liderado pelo jurista Fernando Monteiro Kawewe e mais sete membros todos eles militantes do grupo de Samakuva.

Recorda-se que durante o anulado congresso que elegeu ACJ a presidência da UNITA, Queirós Chiluvia que sempre se revelou fiel a Samakuva, apresentara a Comissão de ética, queixa contra ACJ, acusando-o de tentativa de homicídio. O objectivo, era impedir a candidatura de ACJ a presidência da UNITA.

Depois de eleito, Adalberto Costa Júnior ignorou por completo as investidas de Queirós, tendo conservado o seu cargo na Rádio Despertar.

Trabalhadores da Despertar receiam “dias difíceis” após exoneração do director-geral

De acordo com o CK, com a exoneração de Horácio dos Reis e o retorno do antigo Conselho de Administração da era Samakuva, funcionários de diversas áreas que compõem a emissora ligada ao partido UNITA, anteveem dias difíceis que, segundo alguns, voltarão a enfrentar as mesmas dificuldades do passado, que já haviam sido ultrapassadas na gestão de Horácio dos Reis.

Um dos funcionários, que preferiu falar em anonimato ao nosso jornal por temer represália, fez saber que o actual Conselho nomeado por Isaías Samakuva, “são os que desviavam os fundos da rádio e maltratavam os trabalhadores”.

“Acho que voltaremos aos velhos hábitos em que os gestores desviavam os bens e fundos da rádio”, lamentou.

Já um outro trabalhador,  disse ao CK que com Horácio dos Reis “nós nunca tivemos problemas de atrasos de salários e, por sinal, conseguiu liquidar todas as dívidas que a actual direcção reposta deixava quando estes geriam a emissora”.

O Conselho de Administração nomeado por Isaías Samakuva tomou posse, nesta sexta-feira, 29, e,  consecutivamente, retomam a gestão no mesmo dia.  Entretanto, Queirós Chiluvia, director-adjunto da emissora há 7 anos, apontado como “guardião” dos interesses da “ala” de Samakuva, passa a ser o novo director geral da Rádio Despertar.

Horácio dos Reis, foi empossado ao cargo de director-geral, a 26 de Maio do ano em curso, e exonerado nesta quarta-feira, 27.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply