ANTIGO GOVERNADOR DE CABINDA ACUSADO DE USURPAR TERRENO DO MOTOCROSS

Compartilhe

Administradora de Talatona redigiu uma carta à Associação Provincial de Motocross a orientar que, no prazo de oito dias, esta abandonasse uma parte da pista, por ser de tutela singular.

Uma «guerra» pode estar aberta nos próximos dias entre a direcção Provincial de Motocross e a Administração Municipal de Talatona. Em causa está a disputa de alguns metros do terreno onde está instalada a pista de motocross Jorge Varela. O alerta vem de Carlos Soweto, que responde pelo motociclismo na capital do país.

“Fui informado pela Administração de Talatona de que a pessoa a quem está a ser atribuída a titularidade de uma parcela de terra é o senhor Mawete João Baptista, antigo governador do Uíge, que actualmente é deputado à Assembleia Nacional pelo MPLA”, refere Carlos Soweto.

O ex-piloto afirma ao NJ que a sua instituição não vai abandonar o espaço que refere ser pertença do motrocross há quase duas décadas, período durante o qual garante não ter existido “nenhuma situação de dupla titularidade”.

“Não vamos abandonar o terreno que nos pertence há 19 anos. As pessoas que hoje vêm dizer da boca para fora que uma parte do espaço lhes pertence dizem-no sem apresentar provas documentadas. Caso tenham, é porque constituíram os documentos recentemente”, declara.

Apesar de admitirem o respeito às instituições do Estado, os praticantes da modalidade dizem prontos para defender a propriedade do famoso circuito “faça sol, faça chuva”, mostrando-se disponíveis a “resistir a todas as tempestades”.

“Respeitamos as leis do país, mas não vamos admitir invasão à nossa propriedade”, reafirmou”, informou em entrevista ao Novo Jornal o presidente da Associação Provincial de Motocross.

Entretanto, Carlos Soweto avança ter recebido uma carta datada de 12 de Março, assinada pela administradora do município de Talatona, para que a organização que dirige abandonasse uma parte da pista, pelo facto de esta ser uma pertença de uma entidade privada, que efectuou a legalização do mesmo em 2017.

Segundo o calendário de actividades da direcção Provincial de Motocross, neste sábado, 4, precisamente no circuito Jorge Varela, na Avenida Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, em Luanda, vai dar-se o tiro de partida do Campeonato Provincial de Motocross, com a participação de mais de 20 equipas e um total de 60 pilotos nacionais e um oriundo da Namíbia.

REACÇÃO: MAWETE JOÃO BAPTISTA GARANTE TITULARIDADE DO ESPAÇO

“Ninguém tocou na área do motocross. Foram eles que saíram da sua área e vieram ocupar a minha. Não tenho arrogância para estar a ocupar terreno”. Foi desta forma que Mawete João Baptista reagiu às acusações de ter supostamente usurpado parte do terreno da direcção Provincial de Motocross, onde está instalado o circuito Jorge Varela, em Luanda.

De acordo com o ex-governador do Uíge e de Cabinda, o espaço que diz ser sua pertença “está devidamente identificado”, tendo sido “adquirido nos meados dos anos 80” mas que, por razões de diplomacia (foi embaixador), só no ano passado concluiu o processo da sua legalização.

“Podem deslocar-se até ao lugar e verão que onde está o contentor deles é onde está o limite. Essa zona em causa não lhes pertence, eles é que estão a querer fazer confusão”, disse o actual deputado à Assembleia Nacional.

Fonte: Novo Jornal

Leave a Reply