ANGOLANOS RETORNADOS DA ZÂMBIA CONVOCAM MANIFESTAÇÃO NAS RUAS DO LUENA CONTRA DISCRIMINAÇÃO

Compartilhe

Centenas de cidadãos angolanos na província do Moxico, retornados da República da Zâmbia, após o fim do conflito armado em 2002, dizem-se abandonados pelo Governo Angolano, já que afirmam, passados 16 anos, não são reconhecidos como angolanos, por isso, convocaram para o próximo mês de Setembro manifestações de rua na cidade do Luena.

Rádio Angola, Luena | Nelson Mucazo

Em declarações à Rádio Angolano, os ex-refugiados de Angola na Zâmbia, apelam por uma intervenção urgente do Governador Provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, pois segundo eles, apesar de terem vivido durante muitos anos fora do país, nunca deixaram de se sentir angolanos. “Nós somos filhos desta terra, por motivos de guerra nos refugiamos na República vizinha da Zâmbia e depois da paz, governo melhor que todos nós voltássemos a Angola, e foi que fizemos”, contaram.

Descrevem que, postos em Angola, o que pensavam em função das garantias dadas pelas autoridades governamentais, não é que aconteceu. Lamentam que são supostamente descriminados em diversas instituições públicas. “Não somos admitidos porque somos vistos como sendo zambianos”, desabaram à Rádio Angola.

Aqueles cidadãos sustentam que “queremos que o governo provincial do Moxico nos diga quem nós somos, porque não se entende, quando o Presidente da República vai para o exterior, reúnem-se com os angolanos lá, para voltar, mas nós que estamos cá não somos valorizados”.

Afirmam que já escreveram diversas vezes para o anterior governador, João Ernesto “Liberdade” e ao partido no poder, mas segundo dizem, “nenhuma resposta recebida”. “Escrevemos essas cartas pedindo ao governo para abrir um diálogo porque não estamos a nos sentir a vontade”.

No seu descontentamento à RA, os cidadãos angolanos retornados da Zâmbia entendem que, têm os mesmos direitos como qualquer angolano “porque somos todos angolanos, somos formados e temos médicos bem formados, estão aí a trabalhar nas ONGs, o porquê não nos integram?”, questionam, alegando que os poucos que têm cargos nas instituições são os professores da disciplina de inglês, “o resto não”.

“Afinal quem somos nós?”, questiona uma cidadã, visivelmente agastada com a situação, por isso, disse “estamos a criar uma manifestação para o mês de Setembro, aqui na cidade do Luena”.

Os promotores da pretensa manifestação garantem que o protesto será “pacifico afinal crescemos num país onde não existe conflitos, então é este exemplo que temos e vamos proteger os nossos direitos”.

A Rádio Angola não apurou o total de cidadãos angolanos retornados da Zâmbia e que se encontram nesta condição. No rol das reclamações, lamentam ainda que nunca foram beneficiados com crédito agrícola, apesar de fazerem parte de várias associações de camponeses.

A Rádio Angola no Luena procurou contactar o Governador Provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, mas sem sucesso.

Leave a Reply