Angolanos em frança queixam-se do mau funcionamento dos serviços da embaixada de angola

Compartilhe

Marselha – A embaixada angolana em França está com muitos problemas de funcionamento dos seus serviços, com destaque para a não emissão de cartas consulares, devido a avaria da máquina que permite a impressão do documento, que na ausência do Bilhete de Identidade (BI), atesta a nacionalidade angolana.

Rádio Angola

Para além de carta consular, o instrumento inactivo serve igualmente para a emissão de vários outros documentos solicitados pela comunidade angolana, que reside nas terras gaulesas.

Fontes da Embaixada de Angola em França avançam que, a instituição afecta ao Estado angolano funciona num apartamento, cujas condições não reflectem a realidade da Europa e asseverou que, após a visita recente do Presidente da República de Angola, João Lourenço à França “esperava-se por melhorias, mas lamentavelmente voltou como era antes”.

“A desorganização do consulado angolano aqui em França é assustadora, é um departamento que mesmo estando na Europa, aparenta estar em África, onde tudo está atrasado, falhas de sistemas e máquinas avariadas há mais de três meses”, disse.

O angolano que vive há vários anos, em França, concretamente na cidade de Marselha, disse anda que os constrangimentos no funcionamento dos serviços consulares de Angola naquele país da União Europeia, têm sido constantes, sob o olhar silencioso do embaixador angolano, João Miranda.

Outro cidadão angolano radicado em França, na cidade Paris denunciou a este portal a existência de práticas de subornos na Embaixada de Angola pelos funcionários, quando os requerentes solicitam os serviços do consulado.

A fonte apontou um caso que supostamente ocorreu dentro da Embaixada de Angola em França, em que um funcionário não identificado, teria no mês Julho último, teria encorajado o suborno quando solicitado, tendo o mesmo dito que “a máquina estava avariada, mas que tinha uma forma de ajudar, para tal só falares”, contou, acrescentando que o funcionário em causa “foi interrompido pela chamada do seu colega, que juntos trabalham no primeiro Guichê da referida embaixada”.

Os funcionários, segundo a fonte que temos vindo a citar, afirmam que “provavelmente” a máquina só voltará a funcionar novamente a partir dia 15 de Agosto, altura em que completará quatro meses inactiva.

Para além da carta consular, os cidadãos angolanos que vivem em diversos pontos da República de França procuram a Embaixada de Angola para tratar de outros documentos para questões de óbitos, trasladação de cadáveres, divórcios, atestados, passaportes e registo civil para casamento e outros serviços.

Leave a Reply