Angola não cumpre nenhum dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, está na posição 149 e abaixo da média africana

Compartilhe

Relatório realizado para a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os objectivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 colocou Angola na posição 149 numa lista de 162 países avaliados.

Por OPAIS| Plataforma Media / Lusa

Devido aos 51,3 pontos num máximo de 100, Angola tem um resultado mais baixo do que a média da região onde está inserida, a África Subsahariana, com 53,8 pontos.

Trata-se de um relatório realizado por cientistas independentes para a ONU, que avalia o desempenho de 162 países nos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS) assumidos há quatro anos na Agenda 2030.

Angola, que ainda não cumpre nenhum dos 17 objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS), tem uma situação de “grandes desa os” em 13 desses objectivos.

O desempenho dos países foi avaliado de acordo com vários indicadores dentro de cada objectivo de desenvolvimento sustentável.

O primeiro ODS, de erradicação da pobreza é um dos que apresenta “grandes desa os” para Angola, já que 20,4% da população vive com menos de 1,90 dólares por dia e 42% vive com menos de 3,20 dólares por dia.

A erradicação da fome, o ODS n.º 2, ainda não está à vista em Angola, calculam os especialistas, devido aos dados de subnutrição, que afeta 23,9% da população, o atraso de crescimento das crianças, o rendimento da produção de cereais e outros.

 

Leave a Reply