AGENTES DA POLÍCIA DA “OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA” ENVOLVIDOS NA EXPLORAÇÃO ILEGAL DE DIAMANTES

Compartilhe

O líder do auto-denominado Movimento Protectorado Lunda-Tchokwé, José Zeca Mutchima denunciou a existência de efectivos da Polícia Nacional destacados na “operação transparência”, na província da Lunda-Norte, que estão empenhados na “exploração ilegal de diamantes” em substituição dos cidadãos garimpeiros.

Rádio Angola

De acordo com o activista José Zeca Mutchima, essa situação é mais visivel nas localidades de Kapenda-Kamulemba, Lucapa e Kalonda, onde nos últimos dias foram retirados vários garimpeiros supostamente ilegais entre nacionais e estrangeiros.

“A operação transparência praticamente desapaceu e agora são os mesmos polícias que quando vãos às matas, expulsam os garimpeiros nacionais e eles próprio fazem o garimpo”, relatou Zeca Mutchima para quem aumentou nos últimos dias o número de estrangeiros na compra de diamantes nas zonas onde são exploradas as pedras preciosas.

Segundo o líder do Protectorado Lunda-Tchokwé, o retorno de um número considerável de estrangeiros mesmo com a “operação transparência” em curso no leste do país, conta com o apadrinhamento dos efectivos da Polícia Nacional, da Forças Armadas Angolanas (FAA)  e da Polícia de Guarda Fronteiras a troco de dinheiro.

Oiça aqui na página da Rádio Angola a denuncia do líder do Protectorado Lunda-Tchokwé:

Leave a Reply