AGENTE DA POLÍCIA EMBRIAGADO MATA UM CIDADÃO INDEFESO NA CANATA

Compartilhe

 

Por volta da 01:15min da madrugada do dia 13 de Agosto, o jovem Paulo Domingos Capingãla, mais conhecido por Balily, de 23 anos de idade, foi assassinado com um tiro na cabeça por um agente da Polícia Nacional.

Texto de Tchongolola Botha

O caso aconteceu no campo do bairro da Canata, em Benguela, quando um grupo de jovens amigos, depois de terem estado a consumir numa barraca, tiveram uma discussão. Depois disso, decidiram abandonar a barraca onde estavam e foram para a estrada para contarem o dinheiro que ainda possuíam. Foi nessa altura que apareceu a viatura da patrulha da Polícia Nacional com cinco agentes fardados que interpelaram os jovens questionando o que estavam a fazer.

Nesse diálogo, um dos agentes dá um empurrão num dos jovens que por sua vez ripostou com outro empurrão. Daí começa a confusão quando o agente empurrado tenta algemar o jovem. Depois de dois agentes darem disparos para o ar, é quando um terceiro agente dá um tiro na nuca dum dos jovens que falece de imediato ali no local.

Os jovens ainda tentam reter o polícia que deu o tiro fatal e nessa confusão conseguem retirar o touca que lhe tapava o rosto e caiem da farda dois pacotes de whisky.

Os familiares e amigos tentaram contactar as autoridades policiais e fazer a denúncia e foi possível ainda ontem falarem com o comando provincial que garantiu que o agente já se encontra detido e que a polícia irá suportar com os encargos do caixão e das demais despesas do funeral.

Leave a Reply