ADMINISTRADOR DO MOXICO TENTA NEGOCIAR SUSPENSÃO DE PROTESTO

Compartilhe

O administrador municipal do Moxico, Waldemar Salomão, contactou via telefónica o activista Dito Dali, um dos cinco subscritores duma carta endereçada ao governo provincial do Moxico, propondo “um encontro para tratarmos sobre as manifestações”.

Texto de Rádio Angola

Waldemar Salomão | DR

A proposta dum encontro acontece em reacção à carta informativa remetida ao governador provincial, Gonçalves Muandumba, dando conta de uma manifestação marcada para o dia 15 de Fevereiro em repúdio ao “aumento dos preços dos bilhetes de passagem da transportadora aérea nacional TAAG e inexistência de rede de transporte rodoviário estatal, bem como perante o abate indiscriminado das árvores da nossa província”.

Dito Dali, um dos jovens presos políticos no «Processo 15+Duas», é um dos organizadores da manifestação, e foi contactado nessa qualidade para o referido encontro. O activista prontamente negou o convite por violar princípios administrativos e denuncia ser “uma tentativa de negociar a suspensão do protesto”.

Transcrevermos na íntegra a nota esclarecedora da rejeição enviada à RA pelo activista.

Activista Dito Dali | DR

“Por que nós não escrevemos para o administrador municipal a anunciar a realização da referida manifestação. Nós escrevemos para o mais alto dirigente da província, que é o governador Muandumba. Se o administrador lhe foi incumbida a missão de negociar connosco sobre as manifestações, o governador primeiro tinha que responder o nosso documento a dizer que ´o assunto foi remetido para o administrador municipal que deve tratar ou resolver este assunto com os senhores´. Coisa que não chegou de acontecer. Agora somos surpreendidos com telefonemas do administrador municipal do Moxico a dizer que temos que ir ao encontro dele para tratarmos do documento que remetemos ao gabinete do governador? O governador não tem seus vice-governadores e seu gabinete jurídico para o efeito? É mesmo assim que deve proceder administrativamente este governador do Moxico, assim como este administrador municipal do Moxico? Não estaríamos diante de conflitos de poder e de competências? Entendemos nós que não é a forma correcta de trabalhar e tratar os parceiros sociais”.

Carta endereçada ao GPM

A MANIFESTAÇÃO

A carta informativa deu entrada no gabinete do governador ontem, dia 6, conforme nota-se no documento abaixo. No mesmo, os subscritores, na sequência da manifestação programada na Lunda-Norte contra o aumento dos preços dos bilhetes da TAAG, juntam a inexistência duma rede de transporte rodoviário estatal e o contínuo abate indiscriminado de árvores na província para protestar defronte o governo provincial, destacando o respeito pela distância da instituição exigida por lei e que a manifestação será pacífica.

O mesmo documento foi remetido ao comando provincial da Polícia Nacional a pedir a colaboração no asseguramento dos manifestantes que se fizerem presentes.

Leave a Reply