ADMINISTRAÇÃO DO CUANGO OBRIGA MORADORES A PLANTAREM BAMBÚS

Compartilhe

Administração Municipal do Cuango exarou esta semana uma nota a convocar os populares a aderirem à campanha de plantação de bambús como a forma mais fácil para a erradicação das ravinas que está a demolir residências dos munícipes.

Texto de Jordan Muacambiza

Para o efeito, na mesma nota se informa que a adesão à campanha de plantação é obrigatória. Tal como programada, a actividade aconteceu ontem, dia 21, na sede municipal e vila de Cafunfo.

O carácter compulsivo da nota mereceu nossa atenção. A administração municipal, tendo poderes de decisão, não convocou para a campanha as empresas mineiras que exploram diamantes há mais de dez anos nesta localidade. Os impostos pagos por essas empresas não têm revertido em benefício do município, sendo que os habitantes desconhecem a sua utilidade.

“A administração tem de convocar as empresas no sentido de ajudar a erradicar as ravinas espalhadas em todas zonas. Não é com a plantação de bambús que vai reduzir o seu alastramento. As mesmas só serão combatidas com a contratação de empresas capacitadas para o efeito, como haviam feito na ravina do centro. Como é que vão obrigar os populares a levar enxadas, catanas e com os bambús para estancar ravinas?”, questiona um morador da Vila de Cafunfo. O mesmo morador acrescenta: E as ruas também serão asfaltadas com a plantação de bambús ou com lixo descartáveis entre outros resíduos sólidos?

Muitos moradores, por descontentamento, negaram-se a participar na campanha com o argumento de que o Estado é quem deve combater as ravinas. “Onde é que a administração encontrou essa coragem de convocar obrigatoriamente os populares a aderirem nesta campanha?”, perguntou o senhor Sucali Acorintio.

Samulanguica, outro morador, argumentou que não aderiu à campanha porque não acredita que seja possível erradicar as ravinas com plantação de bambús. “Não concordamos com esse projecto. Só se contratar empresas com capacidade de combater ravinas e nunca os bambús”.

Leave a Reply