ADMINISTRAÇÃO DE LUBALO NEGA PAGAR SUBSÍDIO DO REGEDOR POR MARCAR PRESENÇA NO CONGRESSO DO PRS

Compartilhe

A Administração municipal de Lubalo, província da Lunda-Norte, está a ser acusada de reter os subsídios do Regedor Txihuta (autoridade tradicional) desde Junho de 2017, pelo facto deste ter marcado presença em Maio de 2017, no congresso do Partido de Renovação Social (PRS), a convite daquela formação política enquanto autoridade tradicional.

Texto de Jordan Muacabinzaa

Aquela autoridade tradicional que denunciou o caso a Rádio Angola não entende as motivações dos responsáveis da administração municipal de Lubalo, pois argumenta que, não é militante do PRS nem de nenhum outro partido político.

O Regedor Txihuta (sentado ao lado esquerdo com a túnica vermelha conforme se pode ver na foto) diz que aceitou ao convite do PRS para testemunhar à abertura do conclave enquanto Regedor, tal como podia aceitar ao convite do MPLA, da UNITA, CASA-CE ou da FNLA, situação que o faz crer que “o novo governo parece farinha do mesmo saco, caminhando na mesma direcção da anterior gestão”.

“Atendemos o convite do PRS, não significa que somos militantes deste partido, até porque das próximas vezes esperamos atender convites do MPLA e UNITA que vão realizar seus congressos este ano”, esclareceu o Regedor, que acrescenta que no mesmo congresso do PRS em que esteve, notou a presença natura do Juiz Presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira (agora no Supremo) e teve a primazia de proferir um discurso na abertura do conclave. “Agora pergunto, por que é que o Juiz Rui Ferreira não foi exonerado ou cancelado o seu salário?. “, pergunta o soba.

“Nós somos autoridades tradicionais, temos o direito de receber todo e qualquer partido político reconhecido pelo Estado Angolano que nos solicitar, por isso, estou a pedir ao governo central para resolver este caso o mais rápido possível”, rogou.

Conta que, um dos responsáveis que supostamente esteja por detrás da retenção dos seus subsídios é o senhor Domingos Waianga. Depois de ter regressado no seu município, relata, as autoridades locais terão cancelado o subsídios a que tem por direito sem nenhuma justificação.

O soba explica que recebeu os subsídios de Janeiro a Junho de 2017, mas de lá para cá “nunca mais recebeu nada”. Txihuta afirma que, em função disso, enfrenta muitas dificuldades para sobreviver, por isso, clama por uma intervenção urgente das autoridades competentes para a solução do problema.

“Já que o Presidente da República diz que não há intocáveis, veja essa situação, o senhor Domingos Domingos Waianga é o responsável do cancelamento do meu subsídio”, disse o Regedor a Rádio Angola, visivelmente agastado com o cenário.

Disse que o caso é do conhecimento do administrador municipal, tanto de Caungula onde pertencia à data dos factos bem como do município do Lubalo. “Todos dominam o assunto, mas até aqui nada é feito. Os outros três sobas que foram comigo no congresso do PRS já estão a usufruir dos subsídios e eu não porque? “, questionou o Regedor.

Leave a Reply