ACTIVISTAS EM LUANDA ANUNCIAM VIGÍLIAS PARA EXIGIR LIBERTAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS EM CABINDA

Compartilhe

Activistas residentes em Luanda endereçaram uma carta ao Governo Provincial de Luanda a informar a realização de duas “vigílias de protesto às detenções arbitrárias e torturas dos activistas em Cabinda”, referente aos 77 jovens que se encontram presos por manifestarem-se pacificamente no final de Janeiro e no dia 1 de Fevereiro.

***

Ao

Governo da Província de Luanda

Assunto: Comunicação de Realização de duas Vigílias de protesto às detenções arbitrárias e torturas dos activistas em Cabinda.

Excelência, somos jovens cidadãos membros da sociedade civil, preocupados com uma Angola Justa e democrática, onde os direitos e as liberdades fundamentais dos cidadãos consagrados constitucionalmente sejam respeitados e garantidos pelas instituições públicas, que têm sido os primeiros a violarem os mesmos.

Atendendo as graves violações dos direitos humanos em Cabinda, indignados com as detenções arbitrárias naquela província, que tiveram início no dia 29 de Janeiro de 2019, por estes terem anunciado a realização de uma marcha Pacifica no dia 1 de Fevereiro 2019. Desde esta data, a Policia nacional a mando do governador Eugénio Laborinho tem vindo a realizar uma caça as Bruxas a todos os activistas de Cabinda de forma indiscriminada e posteriormente submetidos as sessões de tortura com porretes eléctricos e intimidações.

Por obediência ao n.º 2, do artigo 6.º da Lei sobre o Direito de Reunião e das Manifestações, realizaremos duas Vigílias nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2019, no largo do primeiro de Maio que terão inicio as 19horas e término as 23h00, como forma de protestar contra as detenções arbitrárias, a tortura física, psicológica e perseguições de que são alvos os activistas em Cabinda.

A concentração começará as 18h00.

Sem mais nada a acrescer, saudamos a vossa máxima colaboração em prol de uma luta por uma Angola Justa e Democrática para todos os seus cidadãos e cidadãs.

 

Luanda, aos 11 Fevereiro de 2019.

Leave a Reply