Activistas de Benguela e Luanda “exigem” saída de Bornito de Sousa do MAT

Compartilhe

Os jovens do auto denominado “Movimento Revolucionário” na província de Benguela juntam-se à manifestação convocada para estasexta-feira, 24 de Fevereiro, na capital angolana, às 15 horas, com a concentração no Largo da Independência para a seguir marcharem até defronte ao Ministério da Administração do Território (MAT) na zona de Talatona para “exigir” a demissão de Bornito de Sousa. Os activistas de Benguela garantem que saem às ruas da cidade das acácias rubras a mesma hora (15h), tendo como o ponto de concentração o Liceu. A Rádio Angola contactou ao telefone, Paulo Vinte e Cinco, activista cívico e membro “Movimento Revolucionário”.
Em declarações à Rádio Angola, o jovem activista disse que o protesto pacífico dos activistas do “Movimento Revolucionário” visa tão somente pedir a saída de Bornito de Sousa do pelouro da instituição que conduz o processo do Registo Eleitoral em curso em todo o país, em que o actual ministro da Administração do Território Bornito de Sousa é candidato pelo MPLA à vice-presidente da República nas eleições gerais previstas para o mês de Agosto de 2017.

Para Paulo Vinte e Cinco “o artigo 145º da Constituição da República diz que os actores do processo eleitoral são inelegíveis”, o que segundo o activista, torna à Bornito de Sousa na condição de “inelegibilidade”. “Nós como membros da sociedade civil estamos indignados com a presença do senhor ministro Bornito de Sousa, já que ele é o segundo cabeça de lista nas eleições”.

 

 

 

 

 

 

Acompanhe a seguir a conversa que a Rádio Angola manteve com o activista Paulo Vinte e Cinco, a partir de Benguela.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected]. A Rádio Angola – uma rádio sem fronteiras – é um dos projectos da Friends of Angola, onde as suas opiniões e sugestões são validas e respeitadas.

Radio Angola

Radio Angola aims to strengthen the capacity of civil society and promote nonviolent civic engagement in Angola and around the world. More at: http://www.friendsofangola.org

Leave a Reply