Activistas condenados na província do Bengo sem dinheiro para pagar multa do tribunal

Compartilhe

Os quatro activistas angolanos detidos na quarta-feira, 5, e condenados a uma pena de um mês de prisão e ao pagamento de 50 mil kwanzas, num julgamento sumário na passada sexta-feira, 7, pelo Tribunal do Bengo, dizem ter sido condenados por orientações da governadora da província, Mara Quiosa.

O grupo que foi detido durante o protesto contra a falta de água na cidade de Caxito, província do Bengo, tendo sido julgados e condenados por desobediência às autoridades, não têm dinheiro para pagar a pena convertida em multa e aguardam por ajuda.

O músico e activista Jaime Domingos, mais conhecido por Jaime MC, que foi atropelado por uma viatura da Polícia Nacional (PN) no momento dos protestos, denunciou à VOA que a prisão onde estiveram não serve nem para porcos.

O Governo refutou as acusações

Já se encontram em liberdade os quatro activistas detidos quando protestavam contra a falta de água na província e a favor da empresa de Águas do Bengo, que se encontra paralisada por falta de pagamento salários aos seus trabalhadores há mais de sete meses.

À Voz da América, o músico e activista Jaime Domingos, Jaime MC, responsabiliza a governadora da província do Bengo, Mara Quiosa, pela detenção do grupo.

“Ficou claro que foi a governadora, nós fomos presos políticos, o poder judicial aí não manda, quem manda ai é o poder politico”, afirma, denunciando a situação da prisão que “nem para porcos serve”. “Mas nós vamos continuar”, conclui.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Governo provincial(GCII), Mário Silva, nega a acusação.

“O Gabinete de Comunicação Social do Governo provincial do Bengo vem em resposta perentoriamente negar o envolvimento da sua excelência senhora governadora, Mara Quiosa, na questão da detenção do julgamento dos activistas que se manifestaram no Bengo”, afirmou Silva, acrescentando que é apenas uma responsabilidade da PN e dos órgãos de justiça.

Ao todo foram quatro os activistas acusados de desobediência: Domingos Fernando Gomes Periquito, Jaime Domingos, José Gomes Hata e António Manuel Lima.

Leave a Reply