ACTIVISTA DOS 15+2 HITLER SAMUSSUKU E TIA DETIDOS PELO SIC

Compartilhe

O activista Hitler Samussuku, um dos integrantes do conhecido processo político 15+2, e a tia foram detidos na manhã de hoje por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) numa acção com contornos desconhecidos.

As informações que amigos também activistas divulgaram nas redes sociais apontam para uma detenção ao estilo de raptos que culminaram com o assassinatos de activistas há alguns anos, ao serem detidos em plena rua e sem qualquer mandado judicial.

Os agentes estavam à paisana perto da residência onde Hitler vive com a tia e o tio, e foi esse último, Gideão, que garantiu ter visto a esposa e o sobrinho serem colocados forçadamente num carro modelo Hiace e levados para parte incerta, sendo que imediatamente os seus telemóveis ficaram desligados.

Entretanto, Mbanza Hanza, Nelson Dibango e Dago Nível, activistas com quem esteve preso um ano em 2015, horas depois localizaram Hitler e sua tia na Direcção Provincial de Investigação Criminal de Luanda, mas não lhes foi permitido entrarem nem sequer informaram as razões da detenção.

“Nenhum agente quer nos dizer o que se passa com o Mano. Está confirmado que ele está aqui. Estão hiper arrogantes e não nos dizem o que ele fez. Ele está doente e isso não importa!”, escreveu Mbanza no Facebook.

Hitler Jessy Tshikonde está doente, e a saída com a tia era exactamente em direcção ao hospital onde esperavam ser atendidos depois de ter estado febril nos últimos dias. Porém, antes de ontem Hitler publicou um vídeo nas redes sociais onde criticava duramente o presidente da República João Lourenço em função da detenção e condenação de quatro activistas à semana passada, entre os quais dois presos políticos do referido processo, nomeadamente, Arante Kivuvu e Dito Dali.

Leave a Reply