Activista Domingos da Cruz lança neste sábado em Luanda livro sobre Racismo em Angola

Compartilhe

“Racismo – Machado afiado em Angola” é o novo livro do activista e professor universitário, Domingos da Cruz, 35 anos de idade, cujo lançamento em Luanda acontece neste sábado, 29/02, no Auditório da Livraria das “Irmãs Paulinas”, defronte ao supermercado Jumbo, no bairro Vila Alice.

Rádio Angola

Com 150 páginas, o livro “Racismo – Machado afiado em Angola”, chega às mãos do leitor angolano por via da editora “Exclusivo Edições” num total de dois mil exemplares, mas que no acto de lançamento na capital angolana, o autor vai colocar à disposição do público leitor 100 exemplares, que vão ser comercializados no valor de 6 mil kwanzas cada.

Num breve olhar ao sinopse do livro editado em Portugal, o autor de 35 anos, explica que, “embora a genética e a biomedicina tenham demonstrado que não existem raças, há a raça humana, isto não foi o suficiente para que os criminosos racistas abandonassem as suas práticas”.

Para Domingos da Cruz, “tudo o resto – taxonomia e hierarquização − são construções sociopolíticas e históricas com vista a dominar, a controlar e a manter privilégios”.

Ainda assim, prossegue o autor, “na vida diária, a realidade confirma que a raça enquanto categoria mental determina se podemos conseguir ou não um emprego, se seremos ou não aceites como namorado/a numa família, se seremos ou não avaliados como competentes ou incompetentes”. “A nossa herança cromática conta. E influencia muito!”, afirma a sinopse do livro.

Segundo um flyer publicitário que circula nas redes sociais, a apresentação do livro, já neste sábado, 29, às 11h00, nas “Irmãs Paulinas” está a cargo do professor universitário Nelson Domingos, do economista Filomeno Vieira Lopes e dos activistas Elias Isaac e Mericlene Clemente.

“Racismo – Machado afiado em Angola”, é o nono livro de Domingos da Cruz, que do seu punho resultou igualmente obras como: “África e Direitos Humanos, Angola Amordaçada – A Imprensa ao Serviço do Autoritarismo, Ética Educativa à Luz da Racaionalidade Comunicativa e Para Onde Vai Angola?”

Domingos João José da Cruz, também conhecido por “Maninho”, é um jornalista, activista, professor e escritor angolano, nascido em Julho 1984, na província de Malanje.

Em 2009 foi galardoado com o Prémio Nacional dos Direitos Humanos, atribuído pela Open Society na categoria Ricardo de Melo, que distingue os jornalistas.

Da Cruz é graduado em Filosofia e Pedagogia pelo Instituto Dom Bosco de Estudos Superiores, em Angola. Defendeu a sua tese de Mestrado em 2011, no Brasil, em Ciências Jurídicas na especialidade Direitos Humanos.

O escritor e professor universitário foi um dos integrantes do grupo dos “15+2” detidos e condenados em Março de 2016 por crimes de tentativa de golpe de Estado e associação de malfeitores.

Leave a Reply