ACTIVISTA CÍVICO CONQUISTA 18 VALORES EM DEFESA DE MONOGRAFIA

Compartilhe

O activista cívico José Gomes Hata defendeu no final desta manha, sexta feira, 27, a sua monografia de final do curso de Relações Internacionais no Instituto Superior Politécnico do Cazenga (ISPOCA).

Texto de Simão Hossi

Também conhecido por Cheick Hammed Hata, o activista foi condenado pelo tribunal de Luanda no processo chamado 15+Duas, em 2015. Como tema de dissertação, abordou a “Legitimidade politica em África e sua influência nas relações internacionais no período pós-colonial”, tendo trazido como caso concreto a Costa do Marfim no período 2005 a 2010.

Na sua apresentação perante o corpo de jurado fez uma incursão sobre as questões da legitimidade no continente africano e descreveu o conflito pós-eleitoral que ocorreu pelo facto de o então presidente Laurent Gbagbo não ter aceitado os resultados das eleições.

Agora com título de licenciado, o activista falou ainda sobre o papel que os órgãos internacionais tiveram no caso da Costa do Marfim para pôr fim aos conflitos que custaram a vida de muitos cidadãos costa-marfinenses por causa da disputa política.

No final, depois de ter recebido a decisão do corpo do jurado, chamado a tomar a palavra, Hata agradeceu a sua família, seu tutor, alguns professores e companheiros de luto que estiveram presentes na sua defesa.

Leave a Reply