A denúncia do antigo braço direito de Isabel dos Santos contra o ex-vice-Presidente de Angola

Compartilhe

Por SIC Notícias

O antigo braço direito de Isabel dos Santos quer que o ex-vice-Presidente de Angola seja investigado por alegadamente se ter apropriado de quase 200 milhões de euros da Sonangol e que deveriam ter servido para a compra de uma participaçao na Galp.

Mário Leite da Silva lança a suspeita de que Manuel Vicente assinou um contrato falso para retirar os fundos da petrolífera angolana.

O contrato de suprimento estabelecia que a petrolífera iria ceder mais de 193 milhões de euros à Esperaza, a holding que haveria de ser detida pela Sonangol e Isabel dos Santos e que viria a assinar contrato com Américo Amorim para a compra de 33% da Galp.

O ponto fulcral da suspeita tem a ver com a data em que foi assinado o documento de sete páginas: 30 de novembro de 2005, ou seja, dois meses antes da Sonangol ter entrado no capital social da Esperaza e antes, por isso, da empresa poder libertar o dinheiro, como veio efetivamente a acontecer.

A denúncia de Mário Leite da Silva aponta também os possíveis crimes que Manuel Vicente pode ter cometido: peculato, abuso de confiança, burla, participação económica em negócio, branqueamento de capitais e falsificação.

Leave a Reply