A consultora EXX Africa acusa o Presidente angolano de se aproveitar de uma premissa anticorrupção em proveito próprio

Compartilhe
Por VOA
EXX Africa diz que Presidente angolano usa premissa anti-corrupção em proveito próprio
A consultora EXX Africa acusa o Presidente angolano de se aproveitar de uma premissa anticorrupção em proveito próprio, face aos 38 anos no poder de José Eduardo dos Santos, num comunicado divulgado nesta quinta-feira, 23, dia que assinala um ano das eleições de 2017.
 
“A elogiada posição anticorrupção do Presidente Lourenço é mais indicativa de ataques concertados para desmantelar as influências do seu antecessor e consolidar um poder absoluto sobre as instituições políticas de Angola, do que de tentativas de reformas significativas”, denunciar a consultora com sede em Londres, em que apresenta como exemplo o casoda Sonangol.
 
A “lua de mel” de João Lourenço “acabou”, de acordo com a EXX Africa, para quem o “Governo tem sido relutante em perseguir reformas necessárias”.
 
“O aumento dos preços dos alimentos, frequentes greves e cortes no sector público estão a provocar protestos e aumentam o risco de tumultos nas cidades de Angola. Se o Governo do Presidente Lourenço não se comprometer em breve com uma ampla reforma do setor petrolífero e um gestão fiscal prudente, além de abraçar ativamente as iniciativas de transparência, as perspectivas de investimento para Angola deverão deteriorar-se drasticamente à medida que os investidores perdem a fé na administração da economia por Lourenço”, aponta a consultora que ainda refere a críticas feitas ao Presidente pornomear personalidades associadas a corrupção e a má gestão para importantes posições do Executivo.
 
A EXX Africa destaca ainda a forte presença da China em Angola, particularmente na construção de insfraestruturas, o que, segundo o documento, vai aumentar ainda mais a dívida de Luanda em relação ao Pequim.

Leave a Reply