MORADORES EXIGEM EXONERAÇÃO DO REVERENDO ANTUNES HUAMBO

Compartilhe

O texto que abaixo publicamos na íntegra é uma carta aberta de um morador, em representação de outros, distrito da Cidade Universitária, município do Talatona, em Luanda, que reclama pela administração de Antunes Huambo, reverendo nomeado pelo antigo governador de Luanda Higino Carneiro no início deste ano. A nomeação ocorreu uma semana depois de assumir-se na televisão como militante do partido MPLA e dizer que José Eduardo dos Santos, à altura Presidente da República, deve ser congratulado com o prémio Nobel da Paz, bem como que Angola não está preparada para ser governada por outro partido.

 

“Exmo.

Senhor Presidente da República de Angola Dr. João Lourenço.

C-c: Governador da Província de Luanda

Administradora de Talatona

Assunto: Carta Aberta dos Moradores da Cidade Universitária.

Senhor Presidente,

Nós, cidadãos Moradores deste Distrito, estamos muito tristes por nos colocarem um Administrador Delinquente. Trata-se do cidadão Antunes Huambo, também Pastor. Desde que foi colocado nesse distrito não temos paz, sossego e tranquilidade. Ele é uma ameaça para nós.

Está envolvido em venda directa de terrenos de cidadãos pacatos que não têm possibilidades, com preços que variam de 40 Mil kwanzas a 2 Milhões de kwanzas. Por cima disso, entrega documentos falsos. Temos conhecimento que ele já fez isso no Cuando Cubango e lhe expulsaram, veio para Luanda quer fazer o mesmo.

Criou várias comissões de moradores com pessoas que não vivem no Bairro, que vieram do Cuando Cubango, e outros do Kilamba, para cobrarem e lhe entregarem o dinheiro que recebe na troca de serviços. Somos burro mas merecemos o respeito. Desde o tempo colonial nunca vimos um administrador a criar comissões de moradores. Ele criou com qual poder? Só criou para extorquir os pobres.

Recebe as mercadorias das senhoras do Calemba 2, e entrega aos trabalhadores dele e o resto leva na casa dele. Já recorremos em muitos lugares para dar a conhecer do comportamento dele, mas ninguém lhe faz nada. Dizem que ele faz isso porque come com a Senhora Administradora Manuela Bezerra, porque senão já lhe punha na linha.

Senhor Presidente, assim não dá. Cobra imposto a torta e direita. Sabemos que quem deve cobrar impostos é o Município, mas ele passa por cima do município, ameaça os comerciantes, cobra 100 mil Kwanzas mensais por cada cantina e se não lhe darem ele fecha os estabelecimento e cobra já 200 Mil.

Contrato de Ocupação
Contrato de Ocupação

Nós temos cópias das fichas e declaração que ele entrega a quem compra terreno e também temos a declaração de controlo que ele entrega e cobra 50 Mil a quem quer abrir uma loja ou cantina.

A nossa pergunta é: Quem autoriza a actividade comercial é o Ministério, a Administração ou ele? Todo dinheiro que ele cobra não podia parar já?, visto que desde que ele entrou no poder a vida dele é só caçar onde há dinheiro, a vida dele é ir nos terrenos e criar equipas para facturarem.

Qual é o papel da Administração de Talatona, se ele dá Declaração, fixas de terreno. É muito dinheiro que ele factura por dia. Temos amigos que trabalham na Administração que nos falam que eles facturam por dia 400 a 500 mil por dia. Esse dinheiro vai todo aonde? Se os funcionários dele não ganham.

Nunca está no gabinete. Quando lhe ligam para resolver um problema ele pergunta se há dinheiro.

No gabinete dele trabalha com 3 mulheres dele, 9 cunhados, 2 filhos e 3 irmãs. Podem investigar. Temos provas de tudo.

Camarada, até quando a corrupção vai acabar se os corruptos são os administradores?

Este administrador só tem olho no dinheiro, não no trabalho. Ele sempre trabalha na ilegalidade por que gosta disso, não é por acaso que também ele é chefe de uma igreja ilegal.

Senhor Presidente, estamos a gostar da tua postura, mas por favor exonere esse camarada. Está a fazer envergonhar o teu trabalho. Ele só quer estragar o bom nome do Estado e do governador.

Todos os funcionários daquela Administração do Distrito são roubalhões. Dizem que não tem salários mas todos têm carros. Onde é que tiram dinheiro? Hoje já ninguém trabalha de graça. Ninguém se aproveita. Imagino que logo que acordam só pensam no Calemba 2, e nos terrenos.

Anexos dos documentos e fichas

Muito Obrigado
Luanda 25 de Dezembro de 2017
Porfírio Amadeu, Morador da Cidade Universitária, Casas Azuis”